Can Dialectics Break Bricks?

sábado, 21 de novembro de 2009

[doc+claudia] ecossistemas

A palavra ecossistema segundo o dicionário quer dizer o conjunto formado pela comunidade e o meio ambiente e as relações que os seres vivos de uma comunidade estabelecem com os fatores ambientais. E na aula de História da Arquitetura e da Cidade IV ministrada pelo professor Frederico Canuto ,no dia 03 de novembro de 2009, embasado no texto Notas Sobre Ecologias Espaciais mostra claramente a relação entre homem e meio ambiente . Através das notas expostas, percebem-se as diferentes maneiras de tratar um mesmo assunto com visões distintas que auxiliaram na reflexão sobre a ação exercida no ecossistema no passado quanto atual. As notas tratam de questões ecológicas quanto ao material a ser utilizado em uma edificação, o prazo de validade de cada edifício,a história que as ruínas expõe dentre outros assuntos.Como por exemplo, o tijolo que numa análise mais profunda contata-se que até chegar ao produto final faz-se necessário um ciclo de procedimentos agressivos ao meio ambiente para a fabricação do mesmo, e quando utilizado não preocupa-se com o desperdício e suas conseqüências futuras para o ecossistema. Outra questão que é tratada é a obsolescência, ou seja, obsoleto, ultrapassado que gera a data de validade dos edifícios quanto a sua respectiva vida útil para que não cause impacto (tanto ao ser construído, quanto ao ser abandonado) ao ecossistema. E para que este fato não aconteça programa-se a validade do edifício antes mesmo da ação do tempo espontaneamente.Quanto as ruínas que estuda Piranese para redesenhar a arquitetura faz parte da ação do ecossistema demonstrando que o fator ambiental (ecológico) foi predominante para que a história das mesmas pudessem ser mostrada e até mesmo estuda na atualidade,pois neste caso o tempo se encarregou de acabar naturalmente com o edifício sem deixar entulhos que estorvassem o local .Entendo que no que diz respeito ao ecossistema é marketing. Pois a exemplo disso são as placas fotovoltaicas que tem vida útil de quinze anos e depois de serem descartadas demora aproximadamente 1 milhão de anos para se desfazer na natureza. E o ecossistema esta presente desde as mais simples ações até as mais complexas ações nas áreas e disciplinas que necessitam de consumir energia (mão de obra,matéria prima, transporte, dentre outros) para execução de algo. Sites
1-http://www.brandme.com.br
Explicação: *Trata da durabilidade da marca assim como a durabilidade da arquitetura que em algumas vezes são programadas para não gerar entulhos.
2-http://sirkis2.interjornal.com.br
Explicação: *Como Alfredo Sirkis,expõe a relação da cidade como um ecossistema, ou seja,como a urbanização tem causado danos ao planeta.
3- http://www.portaldoarquiteto.com/
*Escolhi este site porque na parte de destaques-na-arquitetura/destaques-na-arquitetura/ultima-tower,pois exemplifica a questão da preocupação com a expansão urbana e como poderá contribuir com a melhoria do ecossistema ainda que seja ficção.
4- http://ecopratico.com.br/index.php
*No item Jardim vertical urbano - uma intervenção original, a dupla de artistas canadense utilizaram-se da poluição visual para realizar novas criações visando o ecossistema da cidade de Toronto.

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notas sobre a produção de teorias urbanas quaisquer

sobre fazer teoria .Como se conhece .O que é especular ou hipóteses .Como racionalizar .Sobre teoria e prática ou a importância da consideração do fenômeno teórico como histórico presentificável .Quem formula uma teoria sobre o Urbano .Potências [in]disciplinares .Virtualidade e Transdução .Dialética e Gradações: necessidades da realidade .vida cotidiana .Urbanismo .Sobre valores .Festa .[bio]Potência [...]quaisquer?

sobre [panf]letagens [2sem2009]

usar a palavra-chave dada a partir dos seguintes textos como ponto de partida para produção de um construto
01. Kitchen Stories [direção: Bent Hammer] + ABALOS, I. O que é Paisagem = paisagens íntimas
02. KOOLHAAS, R. Cidade Genérica + KOOLHAAS, Rem. Vida na Metrópole ou a Cultura da Congestão = fantasias genéricas / congestão genérica
03. TSCHUMI, B. O Prazer da Arquitetura IN: NESBIT, K. Uma Nova Agenda para a Arquitetura = funcional / inutilidade
04. VIDLER, A. Teoria do Estranhamento Familiar IN: NESBIT, K. Uma Nova Agenda para a Arquitetura = roberto / dessimbolização
05. MAAS, W. FARMAX = leveza
06. NEGRI, A, HARDT, M. Multidão = maria de fátima
07. FLUSSER, V. Design: Obstáculo para a remoção de Obstáculos IN: _______. O Mundo Codificado = reciclagem / sofá
08. GANZ, Louise. Lotes Vagos na Cidade: Proposições para Uso Livre IN: ____ SILVA, B. Lotes Vagos = beleza
09. CRIMP, Douglas. Isto não é um Museu IN: _________. Sobre as Ruínas do Museu = coleção de museu / admiração imparcial
10. WEIZMAN, Eyal. Desruição Inteligente IN: v.v.a.a. 27a Bienal de Arte de São Paulo. Como Viver Junto = infestação / desparedamento
11. Koolhaas Houselife = funcionalidade
12. CORTEZAO, Simone. Paisagens Engarrafadas = paisagismo marcado
13. BRANDAO, Luis Alberto. Mapa Volátil. Imaginário Espacial: Paul Auster IN: _______. Grafias de Identidade. Literatura Contemporânea e Imaginário Nacional = andarilho
14. CANUTO, Frederico. Notas Sobre Ecologias Espaciais = ecossistemas
15. SANTANA, P. A Mercadoria Verde: A natureza = fotografias verdes
16. Central da Periferia = calypso amazônico / brega
17. BECKER, B. Amazônia: mudanças Estruturais e Urbanização IN: GONCALVES, M.F. et al. Regiões e Cidades. Cidades nas Regiões = fotografias verdes
19. Edifício Master. Direção: Eduardo Coutinho + CANUTO, Frederico. Apto[s], 01qrt, 1sl, 1coz, s/vg. =
20. WISNIK, Guilherme. Estado Crítico =

[d] - 1sem2009 = [doc]01 - 1osem2007 = [doc]

Documentário: Documentar os conteúdos ministrados durante a aula do dia, sendo obrigatório entregar no dia posterior, um arquivo digital contendo:
-fotografias/imagens do que foi escrito nas carteiras ou no quadro negro, bem como as discussões em sala de aula;
-outras imagens podem ser colocadas, porém devem ser relacionadas ao conteúdo da aula;
-um texto como o resumo da aula, podendo ou não conter colocações do aluno-autor;
-biografia dos autores citados em sala de aula [pesquisar no curriculo lattes, wikipedia e outros sites]. Na biografia dos autores citados deve, necessariamente, conter os trabalhos mais relevantes, bem como vínculo a escolas de pensamento;
-indicações de sites relacionados aos assuntos trabalhados em sala [mínimo de 05 links];
-notícias relacionadas ao assunto discutido em sala [mínimo de 05 notícias];

[a]02 - 1osem2007

Apresentações Grupo A: Apresentação para a sala de aula dos seguintes temas:[SURREALISMO]+[DADAISMO]+[FLUXUS], segundo os seguintes critérios mínimos: -exposição do pensamento do grupo e diversas correntes internas, através de seus conceitos; -exposição das diversas modalidades: pintura, escultura, arquitetura...; -período e países onde atou; -principais nomes e respectivos trabalhos; -articulação obra-conceitos-ambiente urbano. Grupo B: Apresentação para a sala dos seguintes temas: [KOOLHAAS01 – Delirous New York+SMLXL]+ [KOOLHAAS02 – Mutations+Project on the City 01+02]+ [KOOLHAAS03 – Content +Reconsidering OMA], segundo os seguintes critérios mínimos: -conceitos; -eviolução de pensamento; -textos e questões trabalhadas; -cronologia dos trabalhos; -articulação obra-conceitos-ambiente urbano.

[ps]03 - 1osem2007 = [ps]

Paisagens Superabundantes: Texto a ser entregue contendo imagens e textos, a partir dos conceitos operativos definidos diariamente na disciplina Teoria Urbana.