Can Dialectics Break Bricks?

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

[doc+...] my way

O documentário sobre Edifício Máster escrito por Eduardo Coutinho narra historias que supostamente aconteceram na vida dos moradores do edifício, não podemos ter certeza se de fato essas historias aconteceram pois as pessoas que ali estão exposta as câmeras, (isso é percebido na parte em que nos foi apresentado o filme), estão maquiadas e arrumadas, isso mostra que elas não foram pegas de surpresa, que poderia ter ensaiado para estarem ali. O texto é dividido de acordo com cada tipo de apartamento, descrito como um classificado de jornal, o interessante que dentro destes classificados ele consegue passar a idéia de que espaços sendo o mesmo (qto, sl,coz,bh), as pessoas são sempre diferentes e por isso o espaço muda, pois cada pessoa cria uma maneira de viver, de se adaptar ao local ( my way), isso é fato, analisando as historias de vida podemos perceber casos ricos em experiência de vidas boas e ruins como o caso de Daniela conhecida como a louca do ed máster. Ela criou táticas para viver em um local onde é obrigada a conviver com pessoas estranhas por necessidade, sendo nas ruas ou no elevador do condomínio, ela chega a desenvolver habilidades matemáticas para saber quantas pessoas sairão do prédio só para não ter contato com elas, pois possui problema com aglomeração de pessoas, não consegue identificar se é porque tem gente demais ou calçadas estreitas de menos nas ruas, não gosta de ver e nem ser vista, sente vontade de escrever como Válvula de escape, essa é a maneira que ela encontrou para superar suas angustias e medos de viver.
A palavra chave my way é referente ao morador Henrique um garçom aposentado nos EUA que teve o prazer de cantar trecho de uma musica com Sinatra, hoje é um senhor que não consegue desprender de seu passado, canta a musica My Way 2 sábados por mês na janela de seu ap, ele se identificou com essa musica pois considera que a letra é a vida dele, porque fez tudo o que deveria ter feito, viajou muito, mais fez da maneira dele, certo ou errado, foi para os EUA contra a vontade de seu pai, venceu da maneira dele, ele compara sua vida com a letra da musica, acha que a letra narra a historia de sua vida. Notamos que cada morador possui sua maneira de adaptar-se ao local, aos seus medos, angustias, sofrimento e sonhos, cada um inventa uma maneira para se sentir confortável perante as situações do dia-dia. É uma questão de sobrevivência no meio do caus da rotina de suas vidas.
sites
http://www.youtube.com/watch?v=i72hMX4t7JQ
http://www.rabisco.com.br/ Sobre ed Máster
http://www.youtube.com/watch?v=Gux6xoujLfg
http://o-mundo-perfeito-ika.blogspot.com/
http://www.youtube.com/watch?v=f3ixpEjj2D0
http://www.youtube.com/watch?v=XDoRkXpb3co&feature=related http://www.inpaonline.com.br/
http://letras.terra.com.br/ My Way http://agorafobia.no.sapo.pt/

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notas sobre a produção de teorias urbanas quaisquer

sobre fazer teoria .Como se conhece .O que é especular ou hipóteses .Como racionalizar .Sobre teoria e prática ou a importância da consideração do fenômeno teórico como histórico presentificável .Quem formula uma teoria sobre o Urbano .Potências [in]disciplinares .Virtualidade e Transdução .Dialética e Gradações: necessidades da realidade .vida cotidiana .Urbanismo .Sobre valores .Festa .[bio]Potência [...]quaisquer?

sobre [panf]letagens [2sem2009]

usar a palavra-chave dada a partir dos seguintes textos como ponto de partida para produção de um construto
01. Kitchen Stories [direção: Bent Hammer] + ABALOS, I. O que é Paisagem = paisagens íntimas
02. KOOLHAAS, R. Cidade Genérica + KOOLHAAS, Rem. Vida na Metrópole ou a Cultura da Congestão = fantasias genéricas / congestão genérica
03. TSCHUMI, B. O Prazer da Arquitetura IN: NESBIT, K. Uma Nova Agenda para a Arquitetura = funcional / inutilidade
04. VIDLER, A. Teoria do Estranhamento Familiar IN: NESBIT, K. Uma Nova Agenda para a Arquitetura = roberto / dessimbolização
05. MAAS, W. FARMAX = leveza
06. NEGRI, A, HARDT, M. Multidão = maria de fátima
07. FLUSSER, V. Design: Obstáculo para a remoção de Obstáculos IN: _______. O Mundo Codificado = reciclagem / sofá
08. GANZ, Louise. Lotes Vagos na Cidade: Proposições para Uso Livre IN: ____ SILVA, B. Lotes Vagos = beleza
09. CRIMP, Douglas. Isto não é um Museu IN: _________. Sobre as Ruínas do Museu = coleção de museu / admiração imparcial
10. WEIZMAN, Eyal. Desruição Inteligente IN: v.v.a.a. 27a Bienal de Arte de São Paulo. Como Viver Junto = infestação / desparedamento
11. Koolhaas Houselife = funcionalidade
12. CORTEZAO, Simone. Paisagens Engarrafadas = paisagismo marcado
13. BRANDAO, Luis Alberto. Mapa Volátil. Imaginário Espacial: Paul Auster IN: _______. Grafias de Identidade. Literatura Contemporânea e Imaginário Nacional = andarilho
14. CANUTO, Frederico. Notas Sobre Ecologias Espaciais = ecossistemas
15. SANTANA, P. A Mercadoria Verde: A natureza = fotografias verdes
16. Central da Periferia = calypso amazônico / brega
17. BECKER, B. Amazônia: mudanças Estruturais e Urbanização IN: GONCALVES, M.F. et al. Regiões e Cidades. Cidades nas Regiões = fotografias verdes
19. Edifício Master. Direção: Eduardo Coutinho + CANUTO, Frederico. Apto[s], 01qrt, 1sl, 1coz, s/vg. =
20. WISNIK, Guilherme. Estado Crítico =

[d] - 1sem2009 = [doc]01 - 1osem2007 = [doc]

Documentário: Documentar os conteúdos ministrados durante a aula do dia, sendo obrigatório entregar no dia posterior, um arquivo digital contendo:
-fotografias/imagens do que foi escrito nas carteiras ou no quadro negro, bem como as discussões em sala de aula;
-outras imagens podem ser colocadas, porém devem ser relacionadas ao conteúdo da aula;
-um texto como o resumo da aula, podendo ou não conter colocações do aluno-autor;
-biografia dos autores citados em sala de aula [pesquisar no curriculo lattes, wikipedia e outros sites]. Na biografia dos autores citados deve, necessariamente, conter os trabalhos mais relevantes, bem como vínculo a escolas de pensamento;
-indicações de sites relacionados aos assuntos trabalhados em sala [mínimo de 05 links];
-notícias relacionadas ao assunto discutido em sala [mínimo de 05 notícias];

[a]02 - 1osem2007

Apresentações Grupo A: Apresentação para a sala de aula dos seguintes temas:[SURREALISMO]+[DADAISMO]+[FLUXUS], segundo os seguintes critérios mínimos: -exposição do pensamento do grupo e diversas correntes internas, através de seus conceitos; -exposição das diversas modalidades: pintura, escultura, arquitetura...; -período e países onde atou; -principais nomes e respectivos trabalhos; -articulação obra-conceitos-ambiente urbano. Grupo B: Apresentação para a sala dos seguintes temas: [KOOLHAAS01 – Delirous New York+SMLXL]+ [KOOLHAAS02 – Mutations+Project on the City 01+02]+ [KOOLHAAS03 – Content +Reconsidering OMA], segundo os seguintes critérios mínimos: -conceitos; -eviolução de pensamento; -textos e questões trabalhadas; -cronologia dos trabalhos; -articulação obra-conceitos-ambiente urbano.

[ps]03 - 1osem2007 = [ps]

Paisagens Superabundantes: Texto a ser entregue contendo imagens e textos, a partir dos conceitos operativos definidos diariamente na disciplina Teoria Urbana.