Can Dialectics Break Bricks?

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

[doc+barbara braga] classificados

Na aula do dia 1º de dezembro de 2009, foi lido e debatido o texto APTO[s], 01 qto, sl,coz,bnh, s/gar. Revisitando o edifício máster: devires e alegrias num campo controlado.
Que trata da realidade de um edifício tradicional da capital fluminense, localizado nas proximidades da orla de Copacabana. O texto aborta a relação que se estabelece entre os moradores, entre os moradores e o sindico, entre o sindico e os funcionários, entre os moradores e seus visitantes, entre o sindico e os visitantes alheios, etc... O Edifico possui 299 unidades residenciais, distribuídas em 13 pavimentos. Logo 23 unidades por pavimento, ou seja, trata-se de uma cidade vertical; composta pelos mais diversos tipos de moradores, que tem obrigatoriamente que estabelecer uma relação entre si; Tem que estabelecer regras; tem que estabelecer critérios de poder. No filme documentário “Edifício Máster” de Eduardo Coutinho, são narradas diversas historias dos moradores do antigo prédio. E é nítida a transformação sofrida por este edifício ao longo das décadas. O prédio que já foi lugar quase que exclusivo de prostitutas e traficantes de drogas é hoje simplesmente um edifício super populoso de classe media baixa, localizado na região central do Rio de Janeiro. Correlacionando texto e filme, vemos que tais mudanças foram planejadas por determinada, ou determinadas pessoas, e que foi traçada uma meta, que para alcançá-la seria preciso trabalho, empenho e rigidez. Quando pensamos em mudar o comportamento estabelecido, e provavelmente enraizado, em determinado local, sabemos que para que isso aconteça faz-se necessária uma forma de “governo” onde cada um tem um papel na organização, e no organograma de poder ali estabelecido. Mas oque garante o poder deste ou d’aquele individuo? Cada caso é único, as relações de poder são estabelecidas pelos mais diversos motivos.
Com toda a parcialidade existente em cada ser humano que compõe o grupo em questão. Vemos no texto que o fator determinante para que os moradores mantenham-se dentro das regras, ou seja, oque dá poder ao sindico, é um simples objeto, uma câmera [ou varias, em locais estratégicos]. Não tão simples assim, pois oque realmente garante o poder e a capacidade de armazenar, rebobinar e rever quantas vezes queira, o “filme” ali gravado. O sindico não tem somente o poder de ver, de acompanhar a vida alheia, ele tem o poder de analisar a vida alheia. E isso faz toda a diferença. Ele não simplesmente vê, ele olha com sua parcialidade, da à cena a classificação que lhe convenha, junta com a outra imagem que aparece em outra câmera posicionada mais adiante, e faz-se ali uma estória, um julgamento próprio de cenas interrompidas. O morador por sua vez, acuado, em campo controlado: teme; Teme o poder de vigília constante e analise subjetiva. O texto aborda muito bem, os modos de vida na cidade contemporânea (pode-se até mesmo considerar que somente o próprio edifício é a cidade contemporânea, mas ainda assim este edifício está inserido em um contexto de uma grande cidade, aonde cada indivíduo ‘ vai e vem’ diariamente). Somos nós, cidadãos do século XXI, escravos de uma tecnologia controladora que impõe que determinado tipo de comportamento é aceito em cada local especifico? Se tememos esta vigília, é porque existe o outro lado, o lado que o mesmo “cidadão do século XXI” sente prazer em saber, analisar e julgar a vida e o comportamento alheio [talvez isto explique a era dos realities shows]. E é esta sociedade que se propõe a viver a ilusão estampada em outdoors e capas de revistas, que se permite classificar ilusão como objetivo de vida, e realidade como ilusão.
Sites
1- www.emive.com.br O site pertence a uma grande empresa que se propõe a garantir a segurança da sua casa e a tranqüilidade da sua família. Porem vemos que o “esquema” de segurança oferecido é uma verdadeira invasão a privacidade de qualquer que seja o usuário, suas imagens são transmitidas em tempo real, via internet; e ficam gravadas
2- www.netimoveis.com.br O site é como uma “cooperativa” de corretoras de imóveis de Belo Horizonte e região. Oferece que se faça a seleção de imóveis por faixa de preço, por metragem, por localização... Uma forma de selecionar os classificados de seu interesse, mas é notável e obvio que as fotos são parciais, deixando a mostra o que é de interesse de quem as tirou.
3- www.prosind.com.br O site oferece o serviço de síndicos profissionais, já escolados nos prováveis impasses e discórdias entre vizinhos. Alem de estabelecer-se dentro do edifício uma nova figura de poder, pois não se trata de um morador como os tantos outros, e sim de uma pessoa ou empresa que é paga para estabelecer regras e faze-las cumprir.
4- www.bbb.globo.com O site dispõe de [algo em torno de] 20 vagas anuais, que são disputadas como uma guerra, por “soldados” que têm a fantasia [vaidosa] de expor sua vida.
5- www.classificados.com.br O site permite [gratuitamente] que qualquer pessoa, ofereça algo [produtos, serviços...] e que ele próprio classifique o seu produto como bem entender através de sua parcial descrição.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O modo de vida atual do homem nas cidades não é sustentável, e nunca será se o modelo econômico baseado no consumismo selvagem continuar. Vivemos uma sociedade de [ostentação] e precisamos de uma sociedade de [consciência], trabalhemos nisso ao invés de modelar e remodelar pedra e ferro.

notas sobre a produção de teorias urbanas quaisquer

sobre fazer teoria .Como se conhece .O que é especular ou hipóteses .Como racionalizar .Sobre teoria e prática ou a importância da consideração do fenômeno teórico como histórico presentificável .Quem formula uma teoria sobre o Urbano .Potências [in]disciplinares .Virtualidade e Transdução .Dialética e Gradações: necessidades da realidade .vida cotidiana .Urbanismo .Sobre valores .Festa .[bio]Potência [...]quaisquer?

sobre [panf]letagens [2sem2009]

usar a palavra-chave dada a partir dos seguintes textos como ponto de partida para produção de um construto
01. Kitchen Stories [direção: Bent Hammer] + ABALOS, I. O que é Paisagem = paisagens íntimas
02. KOOLHAAS, R. Cidade Genérica + KOOLHAAS, Rem. Vida na Metrópole ou a Cultura da Congestão = fantasias genéricas / congestão genérica
03. TSCHUMI, B. O Prazer da Arquitetura IN: NESBIT, K. Uma Nova Agenda para a Arquitetura = funcional / inutilidade
04. VIDLER, A. Teoria do Estranhamento Familiar IN: NESBIT, K. Uma Nova Agenda para a Arquitetura = roberto / dessimbolização
05. MAAS, W. FARMAX = leveza
06. NEGRI, A, HARDT, M. Multidão = maria de fátima
07. FLUSSER, V. Design: Obstáculo para a remoção de Obstáculos IN: _______. O Mundo Codificado = reciclagem / sofá
08. GANZ, Louise. Lotes Vagos na Cidade: Proposições para Uso Livre IN: ____ SILVA, B. Lotes Vagos = beleza
09. CRIMP, Douglas. Isto não é um Museu IN: _________. Sobre as Ruínas do Museu = coleção de museu / admiração imparcial
10. WEIZMAN, Eyal. Desruição Inteligente IN: v.v.a.a. 27a Bienal de Arte de São Paulo. Como Viver Junto = infestação / desparedamento
11. Koolhaas Houselife = funcionalidade
12. CORTEZAO, Simone. Paisagens Engarrafadas = paisagismo marcado
13. BRANDAO, Luis Alberto. Mapa Volátil. Imaginário Espacial: Paul Auster IN: _______. Grafias de Identidade. Literatura Contemporânea e Imaginário Nacional = andarilho
14. CANUTO, Frederico. Notas Sobre Ecologias Espaciais = ecossistemas
15. SANTANA, P. A Mercadoria Verde: A natureza = fotografias verdes
16. Central da Periferia = calypso amazônico / brega
17. BECKER, B. Amazônia: mudanças Estruturais e Urbanização IN: GONCALVES, M.F. et al. Regiões e Cidades. Cidades nas Regiões = fotografias verdes
19. Edifício Master. Direção: Eduardo Coutinho + CANUTO, Frederico. Apto[s], 01qrt, 1sl, 1coz, s/vg. =
20. WISNIK, Guilherme. Estado Crítico =

[d] - 1sem2009 = [doc]01 - 1osem2007 = [doc]

Documentário: Documentar os conteúdos ministrados durante a aula do dia, sendo obrigatório entregar no dia posterior, um arquivo digital contendo:
-fotografias/imagens do que foi escrito nas carteiras ou no quadro negro, bem como as discussões em sala de aula;
-outras imagens podem ser colocadas, porém devem ser relacionadas ao conteúdo da aula;
-um texto como o resumo da aula, podendo ou não conter colocações do aluno-autor;
-biografia dos autores citados em sala de aula [pesquisar no curriculo lattes, wikipedia e outros sites]. Na biografia dos autores citados deve, necessariamente, conter os trabalhos mais relevantes, bem como vínculo a escolas de pensamento;
-indicações de sites relacionados aos assuntos trabalhados em sala [mínimo de 05 links];
-notícias relacionadas ao assunto discutido em sala [mínimo de 05 notícias];

[a]02 - 1osem2007

Apresentações Grupo A: Apresentação para a sala de aula dos seguintes temas:[SURREALISMO]+[DADAISMO]+[FLUXUS], segundo os seguintes critérios mínimos: -exposição do pensamento do grupo e diversas correntes internas, através de seus conceitos; -exposição das diversas modalidades: pintura, escultura, arquitetura...; -período e países onde atou; -principais nomes e respectivos trabalhos; -articulação obra-conceitos-ambiente urbano. Grupo B: Apresentação para a sala dos seguintes temas: [KOOLHAAS01 – Delirous New York+SMLXL]+ [KOOLHAAS02 – Mutations+Project on the City 01+02]+ [KOOLHAAS03 – Content +Reconsidering OMA], segundo os seguintes critérios mínimos: -conceitos; -eviolução de pensamento; -textos e questões trabalhadas; -cronologia dos trabalhos; -articulação obra-conceitos-ambiente urbano.

[ps]03 - 1osem2007 = [ps]

Paisagens Superabundantes: Texto a ser entregue contendo imagens e textos, a partir dos conceitos operativos definidos diariamente na disciplina Teoria Urbana.