Can Dialectics Break Bricks?

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

[doc+fernanda orsini] calypso amazônico

O documentário assistido, um dos episódios do programa Central da Periferia, nos conta um pouco da história da banda Calypso e das periferias da região norte. A região norte tem 7% da população total do país, é a menos povoada, porém a mais extensa, com área de 42,27% do território brasileiro. Tem o maior (Amazonas) e o segundo maior estado (Pará).
A partir de então, o documentário nos faz refletir sobre esta região e o que ela possui que nos é desconhecido e um pouco mostrado pela Regina Casé. Em um primeiro momento o vídeo nos conta a história da banda Calypso e como eles começaram. O guitarrista, conhecido como Chimbinha, começou em uma rádio poste, onde a aparelhagem ficava em casa e o som era transmitido por uma caixa de som grudada no poste, assim era possível fazer ‘gato’ e não pagar conta de luz. Os aparelhos eram precários e com pouca tecnologia. O primeiro cd da banda, teve a capa feita pela própria vocalista, a Joelma, era bem caseiro, porém aos poucos sua divulgação foi aumentando até que gravaram um cd ao vivo que se espalhou por toda a região Norte e Nordeste. Assim, ficaram mais conhecidos até chegarem onde estão hoje, conhecidos mundialmente.
O vídeo também nos mostrar os diversos ritmos locais que tiveram influências vindas de fora do país e fizeram sucesso apenas nesta região, onde o resto do Brasil desconhece. A diversidade encontrada é uma marca forte da região e “ainda teremos orgulho de ser um país amazônico”, diz Regina Casé. As regiões sul e sudeste são mais americanizadas, seguem um padrão que faz pensar o ritmo do Calypso ser ’brega’. Já que Chimbinha não possui uma identidade e é uma ‘mistura perdida’ em meio a tanta informação. Já em outra parte do documentário, é mostrado os moradores locais, que fazem da sua casa sua moradia, espaço de trabalho e lazer, tudo junto e misturado. Ao mesmo tempo em que é a casa dos pais, também é a casa da filha, é o estúdio de TV, um ponto de venda, há produção de cd, é marcenaria, fábrica de vinil, museu de vinil, academia e cinema. A indústria amazônica ainda tem muito o que crescer, há um estudo precário em casa, rádio no mercado e som no poste, coisas que são antiquadas e pouco vistas frente às tecnologias de hoje. É uma região, de certa forma, um pouco fechada e com pouco recurso que demonstra quão batalhador o povo tem que ser para ter algo na vida, igual o homem que possui de tudo um pouco em casa, como foi descrito acima.
sites
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252005000200005&script=sci_arttext
http://redeglobo.globo.com/Centraldaperiferia/0,30514,5625-p-225395,00.html
http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Norte_do_Brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Banda_Calypso

Nenhum comentário:

notas sobre a produção de teorias urbanas quaisquer

sobre fazer teoria .Como se conhece .O que é especular ou hipóteses .Como racionalizar .Sobre teoria e prática ou a importância da consideração do fenômeno teórico como histórico presentificável .Quem formula uma teoria sobre o Urbano .Potências [in]disciplinares .Virtualidade e Transdução .Dialética e Gradações: necessidades da realidade .vida cotidiana .Urbanismo .Sobre valores .Festa .[bio]Potência [...]quaisquer?

sobre [panf]letagens [2sem2009]

usar a palavra-chave dada a partir dos seguintes textos como ponto de partida para produção de um construto
01. Kitchen Stories [direção: Bent Hammer] + ABALOS, I. O que é Paisagem = paisagens íntimas
02. KOOLHAAS, R. Cidade Genérica + KOOLHAAS, Rem. Vida na Metrópole ou a Cultura da Congestão = fantasias genéricas / congestão genérica
03. TSCHUMI, B. O Prazer da Arquitetura IN: NESBIT, K. Uma Nova Agenda para a Arquitetura = funcional / inutilidade
04. VIDLER, A. Teoria do Estranhamento Familiar IN: NESBIT, K. Uma Nova Agenda para a Arquitetura = roberto / dessimbolização
05. MAAS, W. FARMAX = leveza
06. NEGRI, A, HARDT, M. Multidão = maria de fátima
07. FLUSSER, V. Design: Obstáculo para a remoção de Obstáculos IN: _______. O Mundo Codificado = reciclagem / sofá
08. GANZ, Louise. Lotes Vagos na Cidade: Proposições para Uso Livre IN: ____ SILVA, B. Lotes Vagos = beleza
09. CRIMP, Douglas. Isto não é um Museu IN: _________. Sobre as Ruínas do Museu = coleção de museu / admiração imparcial
10. WEIZMAN, Eyal. Desruição Inteligente IN: v.v.a.a. 27a Bienal de Arte de São Paulo. Como Viver Junto = infestação / desparedamento
11. Koolhaas Houselife = funcionalidade
12. CORTEZAO, Simone. Paisagens Engarrafadas = paisagismo marcado
13. BRANDAO, Luis Alberto. Mapa Volátil. Imaginário Espacial: Paul Auster IN: _______. Grafias de Identidade. Literatura Contemporânea e Imaginário Nacional = andarilho
14. CANUTO, Frederico. Notas Sobre Ecologias Espaciais = ecossistemas
15. SANTANA, P. A Mercadoria Verde: A natureza = fotografias verdes
16. Central da Periferia = calypso amazônico / brega
17. BECKER, B. Amazônia: mudanças Estruturais e Urbanização IN: GONCALVES, M.F. et al. Regiões e Cidades. Cidades nas Regiões = fotografias verdes
19. Edifício Master. Direção: Eduardo Coutinho + CANUTO, Frederico. Apto[s], 01qrt, 1sl, 1coz, s/vg. =
20. WISNIK, Guilherme. Estado Crítico =

[d] - 1sem2009 = [doc]01 - 1osem2007 = [doc]

Documentário: Documentar os conteúdos ministrados durante a aula do dia, sendo obrigatório entregar no dia posterior, um arquivo digital contendo:
-fotografias/imagens do que foi escrito nas carteiras ou no quadro negro, bem como as discussões em sala de aula;
-outras imagens podem ser colocadas, porém devem ser relacionadas ao conteúdo da aula;
-um texto como o resumo da aula, podendo ou não conter colocações do aluno-autor;
-biografia dos autores citados em sala de aula [pesquisar no curriculo lattes, wikipedia e outros sites]. Na biografia dos autores citados deve, necessariamente, conter os trabalhos mais relevantes, bem como vínculo a escolas de pensamento;
-indicações de sites relacionados aos assuntos trabalhados em sala [mínimo de 05 links];
-notícias relacionadas ao assunto discutido em sala [mínimo de 05 notícias];

[a]02 - 1osem2007

Apresentações Grupo A: Apresentação para a sala de aula dos seguintes temas:[SURREALISMO]+[DADAISMO]+[FLUXUS], segundo os seguintes critérios mínimos: -exposição do pensamento do grupo e diversas correntes internas, através de seus conceitos; -exposição das diversas modalidades: pintura, escultura, arquitetura...; -período e países onde atou; -principais nomes e respectivos trabalhos; -articulação obra-conceitos-ambiente urbano. Grupo B: Apresentação para a sala dos seguintes temas: [KOOLHAAS01 – Delirous New York+SMLXL]+ [KOOLHAAS02 – Mutations+Project on the City 01+02]+ [KOOLHAAS03 – Content +Reconsidering OMA], segundo os seguintes critérios mínimos: -conceitos; -eviolução de pensamento; -textos e questões trabalhadas; -cronologia dos trabalhos; -articulação obra-conceitos-ambiente urbano.

[ps]03 - 1osem2007 = [ps]

Paisagens Superabundantes: Texto a ser entregue contendo imagens e textos, a partir dos conceitos operativos definidos diariamente na disciplina Teoria Urbana.